O que é DMR

Categoria: Uncategorised Publicado: Quarta, 04 Abril 2018 Escrito por Rafael

 

Benefícios do DMR vs Analógico

1. O que é DMR

O DMR é um padrão aberto que não é proprietário de nenhum fabricante. O padrão DMR especifica que o equipamento DMR deve ser compatível, portanto, um rádio funcionará em qualquer estação base ou rede, o que melhora a disponibilidade de opções e preços.

2. Mais alto e mais claro áudio

O microfone em rádios analógicos retransmite todos os sons, mas o DMR proporciona áudio mais claro e nítido, com menos ruído de fundo, estática ou distorção, pois converte informações de voz em dados digitais. Um novo recurso inteligente do DMR é o áudio inteligente , que ajusta o volume do rádio para se adequar ao nível de ruído do ambiente. Por exemplo, o rádio aumenta automaticamente o nível de volume quando o caminhão sobe, mas reduz novamente após a passagem do caminhão.

É claro que o áudio alto é inútil se a qualidade do áudio for ruim, então os rádios DMR contêm algoritmos de processamento de sinal inovadores para ajudar a gerenciar ativamente a distorção. Isso significa que o burburinho que surge quando um ouvinte aumenta o volume de áudio do rádio móvel é praticamente eliminado. Depois que o sinal é processado e o ruído de fundo é removido, a fala é transmitida de forma mais eficaz para comunicações claras e inteligíveis. A correção de erros integrada elimina a estática e garante que as chamadas de voz sejam ouvidas com clareza.

3. Dobre a capacidade

O DMR duplica imediatamente a capacidade de um canal existente de 12,5 kHz com tecnologia de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA). Enquanto um sistema analógico de rádio bidirecional usa um canal de banda estreita de 12,5 KHz para fornecer um único canal de conversação, um sistema de rádio digital DMR suporta duas chamadas simultâneas e independentes no mesmo canal. O resultado é o dobro da capacidade do canal do sistema de rádio, permitindo também grupos de conversação independentes e privados.

4. Melhor cobertura

O DMR fornece potencialmente melhor cobertura, seja em uma única operação ou em vários sites. À medida que a força do sinal diminui, os rádios móveis digitais têm mais alcance do que analógico, pois a qualidade do áudio é mantida até a borda da área de cobertura.

O gráfico abaixo mostra como a qualidade do áudio difere entre a cobertura analógica e a digital:

cecchin_graphic + 1

5. Capacidades de dados

Um dos maiores benefícios do DMR é a capacidade integrada de voz e dados . Aplicativos (aplicativos) como localização por GPS, SCADA, mensagens de texto, telemetria, programação de rádio, estendem os rádios bidirecionais DMR para além das comunicações de voz.

6. Recursos avançados de controle

O padrão DMR utiliza o segundo intervalo de tempo (TDMA) para sinalização de canal reverso. Enquanto o primeiro canal está em uma chamada, instruções são enviadas para o rádio através do segundo canal de horário. Isso permite o controle prioritário de chamadas, o controle remoto do rádio transmissor ou a evasão de chamadas de emergência, dando ao operador do sistema de rádio um alto grau de controle e flexibilidade.

O DMR oferece um alto grau de controle sobre os requisitos do sistema, como design, prioridades, recursos, identificador de chamadas e operação, permitindo a configuração de um sistema para um ambiente específico.

7. vida útil da bateria

A tecnologia digital é muito mais eficiente em termos energéticos do que analógica, porque a tecnologia DMR utiliza o transmissor do rádio apenas metade do tempo em comparação com o rádio analógico de banda estreita devido ao TDMA. Assim, o consumo da bateria do rádio é reduzido em quase 50%, aumentando o tempo de conversação disponível entre as cargas e permitindo comunicações mais longas com uma única carga.

8. Compatibilidade com sistemas legados, migração fácil

O DMR tem compatibilidade retroativa com rádios legados ou sistemas analógicos, se necessário, por exemplo, para manter a compatibilidade com um contratado no local. Além disso, como os rádios digitais funcionam tanto no modo analógico quanto no digital, a migração pode ser obtida em um rádio ou canal de cada vez, ou mudando todo o sistema de uma só vez. O espectro de saída se encaixa nos canais FM de banda estreita de 12,5 kHz existentes, usados ​​por sistemas analógicos legados, tornando a migração muito mais simples.

9. Segurança

Proteger sua privacidade é mais fácil com o DMR, com criptografia e autenticação em que os rádios trocam uma chave com o sistema antes da operação. Esses recursos tornam mais difícil para os outros ouvirem uma frequência, de modo que as comunicações permaneçam privadas.

( Não Aplicado para uso de Radioamador)

10. Custo

Os sistemas DMR fornecem custos previsíveis, sem taxas de tempo adicionais, como as associadas a telefones celulares.

11. Dispositivos mais leves

Em setores como hospitalidade ou segurança, o tamanho e a discrição de um rádio são de extrema importância. Os rádios móveis digitais ultra-finos e ultra-leves fornecem todos os benefícios do DMR com um design menor e mais leve, permitindo que os usuários forneçam discretamente um serviço superior ao cliente.

Benefícios empresariais

Os sistemas de rádio móvel digital oferecem benefícios significativos em relação aos analógicos, desde os elementos operacionais básicos, como melhor duração da bateria até os recursos mais sofisticados.

Acessos: 113